Atletas da Seleção Nacional de Karaté promovem modalidade em Braga

 

AWIKP e Atletas da Seleção Nacional

AWIKP e Atletas da Seleção Nacional

Nuno Moreira e Vitalie Certan

Nuno Moreira e Vitalie Certan

Joaquim Gonçalves e Manuel Barros (IPDJ Norte)

Joaquim Gonçalves e Manuel Barros (IPDJ Norte)

Joaquim Gonçalves e Sameiro Araújo Vereadora desporto CMB

Joaquim Gonçalves e Sameiro Araújo Vereadora desporto CMB

No âmbito do programa “Mexe-te Braga” da responsabilidade do Município de Braga e em colaboração com a Associação Wado Internacional de Karaté, realizou-se no passado dia 20 de junho, sábado, na Avenida Central, em Braga, sob a orientação de Joaquim Gonçalves e de alguns atletas da seleção nacional sénior uma Mega Aula de Karaté. Num treino convívio, que, para além da exposição e promoção de uma forma lúdica das muitas potencialidades deste desporto, permitiu o contacto com atletas de topo a nível nacional e internacional, todos eles já campeões nacionais por diversas ocasiões.

Houve ainda, para delírio dos participantes e dos muitos curiosos, algumas demonstrações extraordinárias na disciplina de Kata e de Kumite, além de uma performance teatralizada de uma situação de autodefesa, protagonizada pelos atletas que já elevaram o nome de Portugal em diversas competições internacionais: Rita Morgado, Nuno Moreira, Hélio Hernandez, Vitalie Certan e Filipe Reis. Este último, o representante português na modalidade de Karaté nos I Jogos Europeus, a decorrer em Baku, capital do Azerbaijão. Além de distribuírem sorrisos e autógrafos, mostraram-se sempre disponíveis para responder a todas as solicitações.

Esta foi uma iniciativa integrada no programa do XXIII Estágio de Karaté Infantil do clube Wado Gym, sob a orientação e coordenação de Joaquim Gonçalves, Presidente da Associação Wado Internacional Karaté-Do Portugal e Selecionador Nacional de Karaté, e que contou com a presença especial da Exma. Sra. Sameiro Araújo, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga e do Exmo. Sr. Manuel Barros, diretor da região norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Com início às 9:30h, no Pavilhão Municipal de Maximinos, e para culminar mais uma época desportiva da melhor forma, sob o olhar atento de dezenas de pais, foram mais de duas centenas as crianças que participaram no estágio e nos exames de passagem de cinturão. Numa manhã enriquecedora também pelo dinamismo incutido numa modalidade considerada fundamental no apoio do crescimento e desenvolvimento social e psicomotor de crianças e jovens.

Braga, 26 de junho de 2015